Quer escrever uma biografia? Saiba como

Neste artigo, vou passar algumas dicas para  escrever memórias, biografias ou mesmo a sua autobiografia.

Biografar não exige só pesquisar sobre a vida a uma pessoa, mas escrever com clareza, técnica e estilo. Uma biografia é um trabalho que deve falar sobre uma pessoa e seus ações de maneira organizada.

Boa memória, pesquisa, criatividade e o uso inteligente das palavras são todos os elementos que você precisa para fazer a autobiografia que emocionará parentes, amigos e, quem sabe, ilustres desconhecidos.

É importante também, enriquecer nos detalhes: onde estudou, o que fez, todas as matérias, todos os colegas por exemplo. A sua história ou a história de alguém só serão interessantes se houver cenas que puderem ser visualizadas e se essas cenas forem significativas.

Análise sua vida

Concentre-se nas cenas que tem mais impactos, em especial emoções. Mostram como era seu dia, como era a sua vida com detalhes sensoriais do contexto, são seguimentos de uma narrativa interessante.

Obviamente, deve relatar fatos verdadeiros em uma autobiografia, então nada de desviar da verdadeira história.

Organize suas ideias

Na biografia possui a estrutura básica de qualquer texto:

  • Introdução
  • Argumentos
  • Conclusão

Com esse conjunto, você precisa destacar o local e eventos ocorridos no seu nascimento, uma visão ampla de suas características e personalidade no rumo de sua vida…

Uma dica valiosa, é colocar em tópicos os assuntos mais importantes, organizando assim suas ideias. Isso vai contribuir na compreensão do decorrer do texto, use e abuse dos detalhes, torture seus leitores apenas escrevendo duas páginas para relatar seu primeiro beijo.

Afinal, o que escrever?

Pode estar incluindo sobre sua infância por exemplo, acontecimentos marcantes, como a primeira bicicleta e sua primeira queda e o quando doeu o machucado, assim, prenderá a atenção de seus leitores.

Expor beleza ou até mesmo humor são suficiente para manter a atenção daqueles que irão ler sua autobiografia.

Romance clichê

Explorar os vocabulários, criar suspenses e emoções são uma ótima estratégia para o molde de uma boa biografia e se divertir com o andamento da escrita, relembrando momentos que marcaram e esculpiram a pessoa que é hoje.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *